Karate-Do Tradicional www.budokan.com.br Florianópolis/SC


Drogas? Diga não!

Hosted by Via IP


Shigeru Sogo


Shigeru Sogo

A história do Karate Shotokan em Santa Catarina começou com a chegada do mestre Shigeru Sogo, vindo do Japão para o Brasil em 1961. Sogo Sensei instalou-se inicialmente no Rio Grande do Sul, onde morou por 8 anos, vindo em seguida a se fixar em Santa Catarina, no início da década de 70.

Shigeru Sogo nasceu no dia 21 de setembro de 1936 na cidade de Osaka. Estudou na famosa Universidade Takushoku (Takudai), reduto de grandes nomes do Karate mundial, onde se formou em Administração. Durante seu período como universitário praticou Karate sob a tutela do grande mestre Masatoshi Nakayama. Seu espírito de lutador o trouxe para o Brasil. Com ele, trouxe sua dedicação incansável ao trabalho e sua conduta direcionada pelo Dojo Kun.

Inicialmente em Blumenau, Sogo Sensei ministrava aulas de Karate Shotokan e Shorinji Kenpo nas academias Samurai, no Centro e no bairro Ponta Aguda. Daquela época permanece o seu aluno mais antigo, o professor Ademar Rulenski.

Em 1973, Sogo Sensei veio para Florianópolis, dando aulas no Clube 12 de Agosto, situado na avenida Hercílio Luz. Nessa época iniciaram-se nos treinamentos os irmãos Antônio e Anísio Feitosa, que durante muitos anos foram referência para os praticantes de Karate-Do em Santa Catarina. Posteriormente, Sogo Sensei fundou a academia Budokan e mudou-se para a sede do Diretório Central dos Estudantes, na rua Álvaro de Carvalho, onde atualmente funciona a academia Wadokan. Mais tarde, transferiu-se para a rua João Pinto, quando ainda não havia o aterro da Baía Sul, sobre as garagens náuticas do Clube de Remo Martinelli, ali permanecendo por uns dois ou três anos. Devido ao péssimo estado do prédio, mudou-se para a rua Conselheiro Mafra, onde permaneceu por uns quatro anos. Por último, mudou-se para o número 36 da rua João Pinto, no centro da cidade, onde permanece sediada até hoje (e há mais de 15 anos) a academia Budokan, tendo somente mudado do segundo para o terceiro andar.

Ao longo dos anos, Sogo Sensei ministrou aulas também na Polícia Militar do Estado de Santa Catarina e na Base Aérea de Florianópolis. Com seu conhecimento e influência apoiou a vinda de grandes mestres a Santa Catarina como, por exemplo, Tadashi Takeuchi, Yasutaka Tanaka, Yasuyuki Sasaki e Juichi Sagara.

Sogo Sensei retornou ao Japão em 1988, deixando seus alunos mais antigos como responsáveis pela continuidade de seu trabalho. O professor Ademar, em Blumenau, continua firme em seu propósito de repassar aos seus alunos o verdadeiro valor do Karate-Do, que consiste na busca incessante pela melhoria moral e técnica, aprimorando o espírito e o corpo, discernindo claramente o Karate-Budo do Karate-Competição. O professor Nelson Cardoso, iniciado na Base Aérea na metade dos anos 70, continua seu trabalho com muitos discípulos em Lages.

Na Budokan, em Florianópolis, vários alunos do mestre Sogo continuam seu trabalho, entre eles Anísio Feitosa, Antônio Carlos Minateli, Elias Sebastião de Andrade, Flávio César de Jesus, Laurimar Cunha, Cláudio Machado, José Aurélio Coelho e Edson Fernando Machado Sato. Ao longo do tempo, outros mais se juntaram ao grupo, como os srs. Esmeraldo de Souza, Jorge e Juliano Uda, João Manoel de Castro Jr., André Nascimento Salomão, entre outros, todos com anos de experiência e em constante aperfeiçoamento, treinando e participando de cursos estaduais promovidos pela FCKT, e também de cursos nacionais e internacionais promovidos pela CBKT e pelo Instituto JKA.



Voltar Copyright © 1997-2002 BUDOKAN - Todos os direitos reservados Topo