Karate-Do Tradicional www.budokan.com.br Florianópolis/SC


Drogas? Diga não!

Hosted by Via IP


Shigeru Sogo


Inicie-me no Karate-Do em 1973 na Academia Samurai, situada no Edifício Regina, na Rua 15 de Novembro número 625 (em Blumenau/SC), sob a supervisão do Professor Shigeru Sogo. Foi quando o conheci.

O próprio Professor Sogo tinha me falado que antes desta academia ele já havia tido uma outra no Bairro Ponta Aguda, aqui em Blumenau, onde ele dera início às suas atividades como professor de artes marciais.

Quando treinávamos na Academia Samurai, terças, quintas e sábados eram dias exclusivos das aulas de Karate-Do Shotokan e Shorinji Kenpo, enquanto que segundas, quartas e sextas eram dias de aulas de Judo com o Professor Tanaka, mais tarde substituído pelo Professor Shimazaki, com o qual o Professor Sogo acabou se desentendendo.

O Professor Sogo mudou-se então para Florianópolis em 1973, onde fundou a Associação Desterro de Judo e Karate (Academia Budokan). Vinha periodicamente a Blumenau para dar aulas e fazer exames, isto até agosto de 1988, quando se mudou definitivamente para São Paulo.

Em Florianópolis, o Professor Sogo deu aulas de Judo e Karate na Polícia Militar/SC, Base Aérea e Clube Doze de Agosto, dos quais tenho conhecimento. Nessa parte da história o Professor Feitosa acompanhou a trajetória dele desde o início.

Nessa fase aconteceram a vinda de professores famosos como Tadashi Takeuchi (6º Dan) da Associação Lembukan do Rio de Janeiro. Ele veio a Florianópolis onde foi realizado um curso técnico e um exame de faixa preta, no qual obtiveram o 1º Dan eu e o Professor Elias, e o 2º Dan o Professor Feitosa, nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 1982.

Depois veio a Blumenau o Professor Yasutaka Tanaka (6º Dan) da Associação Kobukan do Rio de Janeiro, em 23 e 24 de agosto de 1984, quando realizamos um curso e campeonato a nível estadual na Associação Artex com a presença das delegações de Florianópolis, Criciúma, Porto União e Lages.

No dia 07 de novembro de 1986, veio o Professor Juichi Sagara (8º Dan) da Associação Seibukan de São Paulo para Criciúma onde realizamos um curso e Campeonato Brasileiro pela ISKF, federação a qual pertencíamos até entrar no movimento Tradicional.

Paralelamente, atuavam os Professores Afonso Guedes Pinto do estilo Wado Ryu em Florianópolis, e o Professor Suzuki do estilo Shorin Ryu em Joinville. Basicamente, toda estrutura do estilo Shotokan em nosso Estado vem do Professor Sogo, do Shorin Ryu do Professor Suzuki e do Wado Ryu do Professor Afonso.

No dia 21 de julho de 1986 foi fundada a Federação Catarinense de Karate (WUKO). A Federação Catarinense de Karate-Do Tradicional (FCKT) foi fundada em 26 de maio de 1992, pelo Professor Anísio Feitosa, e conta atualmente com academias filiadas nas cidades de Florianópolis e Blumenau.


Ademar Rulenski
Presidente da FCKT
Novembro de 1999



Voltar Copyright © 1997-2002 BUDOKAN - Todos os direitos reservados Topo