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Aquecimento


Aquecimento é o conjunto de atividades que, mediante um volume e uma intensidade de trabalho adequados, visam a preparar o indivíduo para o desempenho de performances máximas, além de contribuir para a redução do risco de lesões. Ele deve ser executado objetivando-se atuar em nível orgânico, muscular, articular e psicológico.

O aquecimento pode ser realizado de duas formas principais: ativa e passiva.

O aquecimento ativo é o mais importante e consiste na execução de exercícios para se alcançar efeitos de dois tipos: gerais e específicos. No primeiro visa-se a obter uma preparação global do organismo, enquanto no segundo trabalha-se, localizadamente, a musculatura a ser empregada durante a atividade física principal. Por sua vez, o aquecimento ativo geral pode ainda ser classificado como: aquecimento cardiopulmonar (ou orgânico) e aquecimento neuromuscular.

O aquecimento passivo é o menos eficaz, devendo portanto ser utilizado apenas de forma complementar. Entre as atividades que compreendem o aquecimento passivo pode-se citar a massagem, que aumenta a circulação cerca de 2 vezes (enquanto o aquecimento ativo a aumenta cerca de 6 vezes).

Em síntese, os tipos de aquecimento são os seguintes:

É preciso considerar também a existência de um outro tipo de preparação: o aquecimento psicológico. De grande importância sobretudo para as artes marciais, este trabalho deve ser conduzido paralelamente ao aquecimento físico. É o momento de se concentrar na atividade a ser desempenhada, limpando-se a mente e desligando-se dos problemas externos ao dojo.



Texto escrito por Edson Sato.


Fontes consultadas

  • DANTAS, Estélio H. M., A Prática da Preparação Física, Shape.
  • NAHAS, Markus V., Fundamentos da aptidão física relacionada à saúde, UFSC.


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