Karate-Do Tradicional www.budokan.com.br Florianópolis/SC


Drogas? Diga não!

Hosted by Via IP


Karate-Do Tradicional


A nível mundial, o Karate-Do Tradicional é representado pela International Traditional Karate Federation (ITKF), sediada em Los Angeles (EUA), sob o comando do mestre Hidetaka Nishiyama, aluno direto do mestre Gichin Funakoshi e um dos fundadores da Japan Karate Association (JKA).

A ITKF, por sua vez, poussui três subdivisões: a Comissão Técnica, a Comissão Científica e a Comissão de Arbitragem.

Técnica
CientíficaArbitragem

A Comissão Técnica, sob a direção do mestre Hiroshi Shirai (Milão/Itália), é responsável pela qualidade no ensino do Karate. Organiza cursos, seminários e campeonatos, com o objetivo de promover um intercâmbio entre os praticantes de Karate.

A Comissão Científica é formada por professores de Educação Física, médicos desportistas, fisioterapêutas, etc., e é responsável por desenvolver estudos e pesquisas sobre Karate, baseados em métodos científicos (biomecânica, cinesiologia, etc.), com o propósito de melhorar técnicas, eliminar movimentos desnecessários e criar métodos de treinamento sistemáticos.

A Comissão de Arbitragem tem como objetivo zelar pela aplicação da técnica, sem perder a disciplina e o respeito à integridade física dos lutadores. Promove cursos de arbitragem constantemente, visando formar árbitros de qualidade e melhorar o nível das competições.

A Confederação Brasileira de Karate-Do Tradicional (CBKT) é o órgão máximo representante do Karate-Do Tradicional no Brasil e é filiada à ITKF. Possui 27 federações filiadas, tendo como presidente o mestre Oswaldo Mendonça Jr. Em novembro de 1996 a CBKT conseguiu um feito inédito para o Karate brasileiro, que foi a realização do VIII Campeonato Mundial de Karate-Do Tradicional no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo. Foi a primeira vez que o Brasil sediou um Campeonato Mundial de Karate.

O Brasil hoje é uma das grandes forças mundiais do Karate-Do Tradicional. Isso se deve ao privilégio de termos no país a presença de grandes mestres como Yasutaka Tanaka, Yasuyuki Sasaki, Yoshizo Machida, Hiroyasu Inoki, Tatsuke Watanabe, Kazuo Nagamine, Oswaldo Mendonça Jr e Gilberto Gaertner, entre outros, que têm contribuído enormemente para o desenvolvimento do Karate brasileiro.

No Estado de Santa Catarina, o Karate-Do Tradicional é representado pela Federação Catarinense de Karate-Do Tradicional (FCKT), fundada em 26 de maio de 1992 e atualmente sediada em Florianópolis.



Voltar Copyright © 1997-2009 BUDOKAN - Todos os direitos reservados Topo