Karate-Do Tradicional www.budokan.com.br Florianópolis/SC


Drogas? Diga não!

Hosted by Via IP


Comunicado Imprensa FPKT



Sensei Hidetaka Nishiyama
(1928 - 2008)

A International Traditional Karate Federation (ITKF) está de luto hoje pelo falecimento do seu presidente, Hidetaka Nishiyama, no dia 7 de novembro, aos 80 anos idade.

Sensei Nishiyama foi um renomado mestre Karatê no mundo, conhecido por sua inabalável dedicação à preservação e proteção da Arte Marcial do Karatê Tradicional.

Sensei Nishiyama faleceu na sua luta pacífica com câncer ", disse um porta-voz familiar.

Sensei Nishiyama dedicou sua vida aos princípios do Budo na qual é baseada sua amada Arte Marcial: o Karatê Tradicional. Como Instrutor e membro da NKK/JKA (Japão) e Presidente-Fundador da ITKF, a sua influência sobre a prática moderna do Karatê Tradicional é inigualável.
"Ele foi realmente único entre eles", disse o atual presidente interino da ITKF, Rick Jorgensen.

"Ele tem influenciado e impactado grandemente as vidas daqueles que praticam Karatê Tradicional".

"Sua visão foi muito ampla. Incluíram-se pessoas de todas as idades e de todos os estilos de Karatê ", disse Jorgensen.

"Sensei Nishiyama mantinha forte convicção de que a Arte Marcial do Karatê Tradicional era um caminho de auto desenvolvimento. Educar crianças, adultos e idosos a utilizar os princípios de Karatê Tradicional para atingir seu mais alto potencial humano através do desenvolvimento da mente, corpo e espírito. Nos últimos anos de sua vida, ele criou um sistema de treinamento estes princípios do Budo para o uso em todos os estilos de Karatê. Ele acreditava que a criação de um sistema universal de desenvolvimento através do treinamento pelo Budo, era o seu maior feito. Ele deixou o ITKF com esse tesouro do conhecimento ".

"Cabe agora à ITKF garantir a vida de trabalho a qual Sensei Nishiyama deixou e na qual somos inabaláveis e temos o compromisso de preservar para as gerações futuras os princípios do Budo da Arte Marcial que ele viu como fundamento necessário para quem pratica o Karatê Tradicional".

Nascido em Tóquio, no Japão, em 10 de outubro de 1928, Sensei Nishiyama tinha um longo histórico de treinamento das artes marciais desde a tenra idade. Com 5 nos de idade, ele começou seus treinamentos em Kendo sob a instrução de seu pai, um consumado mestre de Kendo. Aos 10 anos, começou seu treinamento em judô e em 1943 ingressou no Dojo de Karatê Shotokan onde tornou-se Shodan em 1946, junto ao mestre Gichin Funakoshi.

Independentemente de onde viajou Sensei Nishiyama, ele deixou a sua marca como um líder. Ele foi nomeado capitão da equipe de Karatê da Universidade e foi co-fundador do All Japan Collegiate Karate Federation. Graduou-se em Ciências Econômicas na Universidade Takushoku em 1951 ele foi co-fundador da NKK/JKA e foi eleito para o seu Conselho Diretor.

Em 1960 publicou seu primeiro livro: Karate: The Art of Empty-Hand Fighting. Hoje, o livro continua a ser uma das primeiras autoridades nos escritos da Arte Marcial do Karatê Tradicional.

Em 1961, ao mudar-se para os Estados Unidos, Sensei Nishiyama formou a American Amateur Karate Federation (AAKF). Mais tarde fundou a JKA-EUA que definiria as normas para a prática do estilo de Karatê JKA neste país. Em 1973, ele fundou a International Amateur Karate Federation (que mais tarde se tornou a International Traditional Karate Federation) e em 1976 apresentou a primeira candidatura ao Comitê Olímpico Internacional para o reconhecimento de Karatê Tradicional em nome de seus atletas representando diferentes estilos de Karatê Tradicional.

Em 1999, Sensei Nishiyama recebeu uma bandeira americana, que tinha voado sobre o Capitol Building em sua homenagem em 10 de outubro - a data de seu aniversário.

A bandeira foi em reconhecimento do seu esforço em nome do Karatê Traditional e sua contribuição significativa para a saúde física e psicológica dos americanos.



Em Novembro de 2000, o Imperador do Japão concedeu-lhe o galardão da ORDEM DO TESOURO SAGRADO DO JAPÃO, numa cerimônia celebrada nos Jardins do Palácio Imperial (Tóquio), em reconhecimento dos seus contributos durante meio século no desenvolvimento dos aspectos físicos, mentais e espirituais do Karatê Tradicional, assim como da cultura japonesa.

Para maiores informações e acesso a biografia do Sensei Nishiyama:

ITKF: www.itkf.org

 

(Comunicado à imprensa do site da Federação Paulista de Karate-Do Tradicional)



Voltar Copyright © 1997-2009 BUDOKAN - Todos os direitos reservados Topo